Dia Mundial da Segurança Alimentar

07 de Junho – Dia Mundial da Segurança Alimentar

O Dia Mundial da Segurança Alimentar é celebrado no dia 07 de Junho, com o objetivo de incentivar ações que ajudem a prevenir riscos de origem alimentar, contribuindo para a saúde, segurança alimentar, agricultura, acesso a mercados e desenvolvimento sustentável garantindo que as pessoas tenham acesso a alimentos de qualidade  para levar uma vida ativa e saudável.

O consumo de alimentos seguro traz diversos benefícios imediatos e a longo prazo para os consumidores, todos temos um papel a desempenhar, do campo à mesa, para garantir que os alimentos que consumimos não causem danos à nossa saúde. A cadeia de suprimentos de alimentos vem se tornando cada vez mais complexa, qualquer incidente adverso à segurança de alimentos pode ter efeitos negativos globais, um impacto negativo na saúde pública, no comércio e na economia.

 

Armazenamento, Transporte e Distribuição

Para que todos os alimentos consumidos por nós cheguem até os mercados em boas condições, há toda uma logística por trás do armazenamento, transporte e distribuição, estes produtos são altamente perecíveis e suscetíveis a danos.

O armazenamento adequado permitirá que o produto não perca rapidamente sua qualidade. Pode-se escolher um armazenamento com controle da temperatura e da circulação e umidade relativa do ar.

O transporte de produtos refrigerados é um grande desafio às empresas que atuam nesse ramo, são necessários cuidados para que a logística seja eficiente e sem perdas, o transporte pode ser responsável pela maior parte dos custos de logística. Para que tudo ocorra bem e o produto seja entregue em perfeitas condições de consumo, medidas devem ser seguidas garantindo a segurança e qualidade dos produtos transportados. Existem normas que estabelecem rigoroso controle de conservação, limpeza, higiene e manuseio dos produtos para que não ocorra contaminação e putrefação.

O produto deve ser inspecionado e monitorado seguindo as regras da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para garantir a integridade e impedir a deterioração dos produtos, o veículo deve estar limpo, sem vetores e pragas.

Muitas vezes esses perecíveis são transportados em veículos inapropriados, que não possuem as condições necessárias como isolamento térmico e equipamento de refrigeração. É imprescindível a utilização de equipamentos de refrigeração nos veículos, desta forma é possível desenvolver um bom trabalho e cumprir com as normas de refrigeração. Os equipamentos garantem a qualidade e a segurança dos produtos, além de mantê-los na temperatura certa fazendo com que cheguem até o consumidor final em perfeitas condições.

A Thermo Star oferece uma linha completa de equipamentos de refrigeração projetados para atender as suas necessidades, acesse o nosso site e confira nossos modelos de equipamentos: www.thermostar.com.br.

Aproveite e leia também

Gostou do post?
Então deixe seu comentário.