Por trás de um produto de alta qualidade está uma série de boas práticas de produção e de gestão. E foi este trabalho que levou a Thermo Star, brasileira referência no desenvolvimento de sistemas de refrigeração para transporte, a receber a ISO 9001, que valida o alto padrão de qualidade dos seus processos. A companhia foi a primeira marca do país no segmento a receber esse reconhecimento, que contribui para a credibilidade de uma marca.
Pouca gente sabe, mas a ISO é uma organização não-governamental fundada em 1947, em Londres, e transferida para Genebra, na Suíça, em 1949, e hoje está presente em cerca de 189 países. Ela estabelece um conjunto de normas técnicas que trazem modelos de gestão da qualidade para as empresas, de qualquer tamanho ou tipo.
Na Thermo Star, a primeira certificação ISO 9001 para processos foi conquistada em 2017, pelo organismo de certificação BRTÜV Avaliações da Qualidade S.A. Desde então, a companhia passa por auditorias regulares, que avaliam se o padrão de qualidade da produção dos equipamentos é mantido.
“Buscamos esse reconhecimento porque é uma forma de mostrar ao mercado o nosso compromisso com o desenvolvimento de sistemas de refrigeração que atendam a demanda da logística das empresas. Na nossa área, por exemplo, um equipamento de refrigeração precisa manter temperaturas que variam de 30 positivo a 30 negativo, que é crucial para a conservação dos produtos, sejam eles alimentos resfriados ou congelados, ou ainda medicamentos e vacinas. Para o cliente, a ISO traz uma segurança importante na hora de escolher seu fornecedor”, diz Hane Louise Sabel, diretora administrativa da Thermo Star.
Para o desenvolvimento dos produtos atendendo as exigências da certificação, a Thermo Star estabeleceu uma rígida política de qualidade interna, com padrões de controle e um laboratório próprio de testes, com provas reais simuladas através de uma câmara projetada pela empresa que simula tamanhos variados de carrocerias, e também simula temperaturas externas variando de -15 a 45 graus, garantindo a eficiência dos produtos Thermo Star em qualquer ambiente.
País ainda tem um amplo caminho quando o assunto é certificação
Apesar da importância que traz para os negócios, poucas empresas brasileiras, na comparação com outras nações, são certificadas. Para Hane Louise Sabel, esse pode ser visto como um caminho de melhoria da competitividade, especialmente no cenário internacional. “Ser certificado abre portas, porque o cliente está cada vez mais exigente e dá preferência a negócios que apresentem altos padrões de qualidade”, reforça.
Dados da própria ISO apontam que no país existem cerca de 25 mil empresas certificadas com ISO 9001. No mundo, são mais de 1 milhão de certificações, com países como a China, com mais de 430 mil, liderando o ranking, seguida pela Itália, EUA e Espanha.
Sobre a Thermo Star
Há 17 anos no mercado e especializada em sistemas de refrigeração para transportes, a Thermo Star atua em todo território nacional e já está presente em mais de 18 países. São mais de 17 mil equipamentos entregues a clientes da América Latina, Caribe, África e Oriente Médio. A empresa, com matriz em Massaranduba (SC), conta com mais de 250 pontos de assistência técnica em todo território nacional. Seu compromisso com a qualidade é comprovado pela certificação ISO 9001.